quarta-feira, 17 de março de 2010

Busca do Conhecimento! - Desafio de Falar em Público

Falar bem em público se aprende na escola
Seminário, debate e entrevista são conteúdos curriculares. Para que todos aprendam a tomar a palavra, é essencial orientar a pesquisa, discutir bons modelos, refletir sobre simulações e indicar formas de registro.

Quem não apresenta suas ideias com clareza ou defende mal seus argumentos diante um grupo enfrenta problemas tanto na sala de aula como na vida profissional.


Seminário

O essencial é selecionar as informações mais importantes e transmiti-las ao público com clareza.

Para que um seminário seja eficiente, o aluno precisa se sentir um especialista sobre o assunto que vai expor e ser claro ao apresentar suas ideias. Ele deve passar ao público o que considera mais importante e, ao tomar o lugar que geralmente é do professor, pensar na melhor maneira de fazer isso.

Uma boa apresentação começa com a introdução, em que o estudante delimita o que será tratado, legitima as razões de suas escolhas e mobiliza a atenção e a curiosidade dos ouvintes. Ao planejar o que será dito, o apresentador deve tentar antecipar algumas reações da plateia, prevendo o que fará mais sucesso ou será de difícil assimilação e, por isso, necessita de apoio escrito, como números - que devem estar registrados nos cartazes ou slides.

Dicas

- Ao buscar em diferentes fontes as informações a ser apresentadas em seminários, é necessário distinguir entre o essencial e o secundário. Além disso, os dados devem ser traduzidos para a linguagem do público, favorecendo a transmissão da informação com clareza.

- Treino, esse é um momento de reflexão sobre o trabalho que está sendo organizado. Para que todos notem os pontos altos e baixos da apresentação, é interessante gravar ou filmar o grupo. Dessa maneira, fica fácil determinar como a fala pode ser aprimorada.

- Da pesquisa ao dia da apresentação, pequenas anotações, relatórios e esquemas são a base de organização do seminário. O apoio exibido na parede serve para guiar aquele que fala e para a turma acompanhar seu raciocínio - mas não apenas para ser lido.

Matérial adaptado da Revista nova Escola Edição 230 Março 2010.

Caso dispertou interesse para ter acesso a reportagem por completo acessar o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário